Pantanal
- italo prota de sa
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
O Pantanal é um dos biomas brasileiros e corresponde a uma planície de pouco mais de 200.000 quilômetros quadrados e dos quais três quartos se situam no Brasil e o restante se divide entre a Bolívia e o Paraguai.
Tem altitude muito baixa e também pouca declividade por isso as águas dos rios que o banham, Cuiabá, Itiquira, Coxim, Miranda, Aquidauana e Apa, os do lado do Brasil, saem muito lentamente pelo Rio Paraguai. Em alguns pontos, é difícil perceber para que lado o Rio Paraguai corre.
O clima do Pantanal é seco e pouco frio no inverno e quente e húmido no verão chuvoso. A maior parte dos solos do Pantanal é arenosa e de baixa fertilidade.
A vegetação do Pantanal contém matas, cerradão, savana e campo nativo. Esta mistura decorre da influência que tem de outros biomas brasileiros.
Não tem vocação para a agricultura e mesmo a pecuária tem que ser exercida com parcimônia. A pesca esportiva e o turismo são atividades importantes na região. Ainda tem uma pesca profissional, mas deveria acabar porque os peixes estão diminuindo muito rapidamente.
Transporte pelo Rio Paraguai também é um risco para o meio ambiente. Nos últimos anos vem sofrendo uma seca rigorosa (que ainda não acabou) e quebrou todos os recordes de incêndios e queimadas.
Se continuar a ser explorado como vem sendo feito, há um sério risco de sofrer uma degradação intensa especialmente em relação à biodiversidade.
Saiba mais:
コメント