Outubro vermelho
- italo prota de sa
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024 dezesseis meses estabeleceram ou empataram com o recorde mensal de temperatura global. Pior de tudo é que outubro de 2024 é o décimo sexto mês consecutivo cuja temperatura supera em mais de 1,5 °C a média mensal correspondente de 1850 a 1900.
O 1,5 °C foi o máximo indicado no Acordo de Paris como adequado para que o aquecimento global ficasse num nível onde as mudanças seriam suportáveis. Aparentemente este limite já foi ultrapassado. Por que “aparentemente”? Porque os cientistas estabeleceram que, para ser considerado permanente, a variação tem que ocorrer em, pelo menos, dez anos seguidos.
Na minha opinião o limite foi ultrapassado e é só esperar dez anos para confirmar. Não há nada no horizonte indicando que a temperatura média da Terra vai diminuir ou parar de subir.
Como a temperatura na superfície oceânica é menor, na parte terrestre as variações são bem maiores. É na parte terrestre que nós vivemos!!!
Não encontrei um gráfico atualizado para o Brasil. Este, do INMET, de 1989 a 2019, apenas 30 anos, mostra bem como vão indo nossas temperaturas. Importante ressaltar que, em apenas 30 anos, as temperaturas mínimas, médias e máximas subiram mais de 2° C. É muito rápido.

Comments