top of page
Buscar

O preço da laranja

  • Foto do escritor: italo prota de sa
    italo prota de sa
  • 1 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de fev.

O gráfico acima mostra o preço da caixa de cerca de 40kg da laranja pera em São Paulo (Cepea – Esalq), subiu cerca de 180% de fevereiro/2023 até o fim do ano passado.

                       A safra do ano passado foi mais ou menos 25% menor do que a média dos últimos 10 anos. As causas são a seca que castigou o sudeste brasileiro e problemas fitossanitários, cancro cítrico e greening, ampliados pela seca. As perspectivas para 2025 são melhores, mas ainda incertas devido às chuvas futuras. Algo muito semelhante aconteceu com o azeite de oliva em 2023. Uma seca grave na Europa (Espanha, Itália, Portugal e Grécia, os maiores produtores) fez o preço do azeite subir mais de 160% neste ano. Até hoje não recuou.

                     O Sr. Rui Costa, que “trabalha” desde 1980 na política sugeriu aos mais pobres, trocar a laranja por outras frutas mais baratas. Obviamente ele não tem noção dos preços das outras frutas no Brasil – praticamente não existem frutas mais baratas do que a laranja. Deviam ter mandado ele pesquisar os preços da banana, da goiaba, do caju, da uva etc. Acho que mais barata que a laranja só a melancia.

                     Esta mesma conversa ridícula já teve na época dos militares com a “inflação do chuchu”, no governo da Dilma com a carne...

                     Em relação à safra de laranja duas coisas merecem destaque. Primeiro, a perspectiva de chuvas este ano é boa para o Norte e o Nordeste e ruim para o Sudeste e Centro Oeste. Para a laranja (SP e MG) a produção deve ser abaixo da média. O segundo aspecto é a exportação de suco em 2023 foi de 2,33 bilhões de litros e a de 2024 foi de pouco mais de 3,84 bilhões de litros, aumento de mais de 60%. O que interessa é exportar, o mercado interno que se dane. Vá procurar outra fruta. O próprio presidente Lula está sugerindo educar o povo para que substitua produtos caros por outros mais baratos.

Os supermercados estão importando laranja bahia de empresas espanholas (pode ser que também importem outros países, não sei).

As duas fotos a seguir mostram o mesmo tipo de laranja em dois mercados diferentes em Campo Grande (MS).


Ambas são laranja bahia. O maior exportador de laranja do mundo está importando laranjas. Viva o mercado!!!




Leia mais:






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
PL de alteração do IRPF

O Governo Federal encaminhou ao   Congresso Nacional uma proposta de alteração do imposto de renda para valer a partir de janeiro de...

 
 
 
Marchinhas de carnaval

No nosso tempo, todo ano apareciam as marchinhas e umas fizeram um baita sucesso. Tanto que são lembradas, tocadas e cantadas até hoje....

 
 
 

Comments


Italo Prota de Sá

I​© 2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page