Incêndios em Los Angeles
- italo prota de sa
- 12 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev.

Incêndios não são eventos climáticos, mas podem ser favorecidos ou reduzidos por eles.
Incêndios sempre ocorrem e ocorreram em todas as regiões do mundo. É certo que há muitos anos o homem aprendeu a usar o fogo devido a um incêndio provocado por raios; aprendeu a controlar o fogo e foi descobrindo suas qualidades para aquecer, iluminar, assar carne, cozinhar, espantar os bichos, caçar, fazer cerâmica e etc. Também aprendeu que a lenha era um senhor combustível e durava muito. Foi um salto no desenvolvimento da humanidade.
Muito tempo depois, inventou os motores a combustão e descobriu que, melhor que a lenha, eram os combustíveis fósseis. Foi um casamento perfeito e a humanidade deu outro salto, talvez o maior da história. Tudo melhorou: transportes, calefação, cocção, refrigeração, iluminação, produção de bens etc.
Tudo ia às mil maravilhas, mas os novos combustíveis têm um efeito colateral indesejado. Eles foram "produzidos" pela natureza e armazenados no solo, no subsolo e no pré-sal. A sua combustão contínua nos últimos dois séculos liberou alguns trilhões de toneladas de gás carbônico para a atmosfera.
O efeito estufa, que também já existia, aumentou brutalmente a sua capacidade de reter calor e a temperatura média da Terra começou a subir rapidamente e chegou a um patamar que nunca havia chegado.
Com a temperatura média atual os eventos climáticos como ventos, enchentes, chuvas, secas, nevascas, vendavais etc. se tornam mais frequentes e mais intensos.
Com relação ao atual incêndio de Los Angeles, o que ocorreu é que a seca duradoura (em alguns locais não chovia há dez meses), a alta temperatura e os ventos da região (Ventos de Santa Ana) formam uma combinação perfeita para que os incêndios se tornem muito grandes e incontroláveis. Tem um dito que diz o seguinte: de três trintas é tudo que um incêndio precisa para ser "turbinado". Temperatura maior do que 30° C, vento acima de 30 Km por hora e humidade relativa do ar abaixo de 30%.
Não sei a temperatura nesses últimos dias em Los Angeles, mas lá tem um vento bem forte (bem mais de 30 km/hora e, em alguns momentos 150 km/hora) chamado Santa Ana que é muito seco e resseca todas as árvores pelo caminho.
Leia Mais
Saiba mais:
Comments