Etanol
- italo prota de sa
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
O etanol é um produto da cana de açúcar, do milho ou de beterraba, conhecido como álcool etílico, tendo diversas aplicações. Solvente, bebidas alcoólicas, desinfetante (Álcool 70), cosméticos, remédios, biocombustível etc. são os usos mais comuns do etanol.
Dele pode ser feito o “polietileno verde”, base para plásticos, tais como filmes para embalagens, brinquedos, tanques de combustível para veículos, eletrodomésticos etc. São recicláveis e podem ser incinerados para a geração de energia. Pode ser biodegradável.
A Embrapa tem trabalho que afirma que a produção e o consumo de etanol de cana-de-açúcar pelos veículos automotores emitem 73% a menos de gás carbônico do que a obtenção e queima de gasolina. Além disto, é um produto renovável e o Brasil produz muito e muito bem. O Governo Federal deveria estimular o consumo maior do etanol em substituição à gasolina no veículos e ao petróleo na fabricação de plásticos.
Nos automóveis, o seu rendimento é cerca de 70% do da gasolina comum. Ainda assim, o seu consumo deveria ser incentivado pelas suas inquestionáveis vantagens ambientais. A médio ou a longo prazo, a gasolina vai acabar e o etanol será o seu substituto natural (concorrendo com o automóvel elétrico).
Os proprietários de veículos a combustão devem preferir o etanol à gasolina no Brasil e nunca utilizar carros movidos a diesel que é o pior e ainda temos que importar. Se tivéssemos governos sérios, carros de luxo a diesel deveriam ser proibidos no Brasil.
Saiba mais:
Comments