Energia solar
- italo prota de sa
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
Conta a lenda que Arquimedes bolou um equipamento que por um sistema de lentes concentrava a energia solar e incendiava os navios inimigos.
Muito depois, um brasileiro chamado Bartolomeu de Gusmão (padre) inventou um forno para assar carnes que funcionava somente com energia solar. É o primeiro uso da energia solar concentrada (Século XVIII) que eu conheço.
Atualmente a energia solar está na moda (junto com energia eólica) por ser sustentável e por emitir pouca quantidade de gases do efeito estufa.
O esquema a seguir mostra como funciona um painel fotovoltaico instalado em residências comuns. DC é corrente contínua e AC é corrente alternada. O restante do esquema é auto explicativo.

A energia solar é uma excelente fonte de energia por ser sustentável (inesgotável) e por emitir gases do efeito estufa em quantidades mínimas, somente na fabricação, implantação e manutenção dos equipamentos.
A desvantagem é o armazenamento da energia. Assim, em uma usina solar, ela será produzida e distribuída para a rede durante o dia. À noite ou em períodos sem sol a casa tem que usar eletricidade da rede que veio de outras fontes. De qualquer maneira, é uma ótima alternativa nestes tempos de aquecimento global e vem aumentando a sua participação em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde é a segunda fonte de nossa matriz elétrica, atrás apenas da energia hidrelétrica.
Uma “usina solar” fotovoltaica irá funcionar como no esquema mostrado enviando energia para a rede constantemente (enquanto tiver luz).
Saiba mais:
コメント