Emissões fugitivas
- italo prota de sa
- 8 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jan.
Emissões fugitivas são vazamentos não intencionais que ocorrem em processos industriais ou agrícolas quaisquer . Podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. Normalmente são poluentes e, como tais, sujeitos ao controle de órgãos ambientais, no Brasil por exemplo, o CONAMA.
No caso de efeito estufa, as emissões fugitivas se referem aos gazes (CO², NH4 e N²O) que vazam de compressores, bombas ou válvulas de plantas industriais. A indústria petrolífera é a grande emissora porque os reservatórios de combustíveis fósseis sempre têm gás natural para vazar. Esses vazamentos podem ser reduzidos, queimados na fonte (flaring) ou eliminados.
A indústria petrolífera mundial é a maior emissora de metano na extração, mas também emite outros gases. No total mundial, suas emissões fugitivas de metano quase se equiparam ao total emitidos pela bovinocultura (também mundial).
A Petrobras tem feito um bom trabalho de redução destas emissões e todas as petrolíferas do mundo tem condição de fazer. O que falta é boa vontade e consciência.
Comments