Desmatamento da Amazônia
- italo prota de sa
- 9 de fev.
- 1 min de leitura

A Amazônia Legal não deve ser confundida com o Bioma Amazônia porque engloba outras áreas além da Amazônia, por exemplo, parte do Maranhão, parte do Cerrado brasileiro e é somente área no Brasil.
A partir de 1988 está disponível o total de área desmatada em cada ano na Amazônia Legal. No site do Inpe estão separadas também por estado.

O total desmatado após 1988 é de 498.000 quilômetros quadrados. Se comparada com os estados brasileiros, seria o sexto maior, após AM, PA, MT, MG e BA. Na União Europeia, só é menor do que França e Espanha.
Quase oitenta por cento do desmatamento moderno se refere aos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia. MT é o maior produtor agropecuário (soja, milho e algodão) e tem o maior rebanho bovino do Brasil. PA tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil e RO tem o rebanho bovino que mais cresceu nos últimos anos caminhando para chegar em vinte milhões de cabeças.
Até 1988, o desmatamento reconhecido pelo Governo Federal num relatório oficial, Brasil (2008), afirma é de cerca de 300.000 quilômetros quadrados. Somando, chega-se a 798.000 quilômetros quadrados.
Brasil (2008) é um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia elaborado pelo Governo Federal que, evidentemente, não foi posto em prática. Para variar, ficou só na conversa.
Saiba mais:
Comentarios