Ciclo Biológico do Carbono
- italo prota de sa
- 26 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
Como é um ciclo, podemos começar de qualquer ponto. Inicialmente os vegetais usam a luz solar (foto = luz) para fazer a fotossíntese para extrair o carbono da atmosfera e produzir carboidratos que são os seus alimentos. Neste processo os vegetais extratem carbono do ar e, parte dele é fixada em sua estrutura (folhas, troncos, raízes, flores e frutos) todas estas partes contêm carbono, o tronco é onde tem mais.
Na sua respiração, parte desse carbono é devolvido para a atmosfera. Quando os vegetais morrem, o carbono neles contido é devolvido para a atmosfera como gás carbônico (CO²) e o ciclo se repete. Caso a vegetação seja queimada, ocorre apenas uma aceleração do processo porque a combustão libera imediatamente o carbono.
Se os vegetais forem consumidos por algum animal, o carbono será integrado à estrutura dos animais e voltará para a atmosfera quando os animais sofrerem decomposição ou apodrecimento. Observe que só muda o tempo de o carbono voltar para a atmosfera. Há milhões de anos é assim que funciona.
Se os vegetais ou os animais acabarem dentro d’água ou em ambientes anaeróbicos (pântanos, brejos, lagos, represas, ou no aparelho digestivo de um animal), ao invés de gás carbônico (CO²), o carbono voltará para a atmosfera na forma de metano (CH4).

Comentários