Carta a Trump
- italo prota de sa
- 16 de jan.
- 2 min de leitura
Dear Trump...
A Nature, uma editora internacional de artigos científicos, divulgou uma carta endereçada ao presidente eleito abordando vários pontos. Vou transcrever alguns trechos:
“Nós, editores do periódico científico internacional Nature , explicamos por que, em nossa visão, a ciência é essencial para a capacidade de uma administração de manter a saúde, a prosperidade e a segurança do país.”
Isto é o óbvio, mas como negacionismo está na moda, é bom ressaltar. Se aplica com todas as letras aos nossos líderes brasileiros.
“A segurança climática e energética precisam ser prioridades. De uma perspectiva científica, não há dúvidas de que as atividades humanas estão aquecendo o planeta.”
Também é óbvio, mas o Trump é do petróleo. Veremos se vai sensibilizá-lo. No Brasil, a turma da Petrobras está lutando com unhas e dentes defendendo a política de "petróleo até a última gota.
“É provável que os efeitos climáticos disruptivos tenham sido um grande contribuinte para os incêndios florestais devastadores vistos na Califórnia este mês, para citar apenas o exemplo mais recente.”
Isto não é óbvio e nem certeza – é provável. Uma coisa certa é que a falta de chuva nos períodos anteriores favoreceu a propagação de incêndios e uma coisa provável é que o vento Santa Ana tem sua velocidade aumentada pelo aquecimento global.
“Senhor Presidente eleito, a ciência é um processo de autocorreção no qual os maus atores e as ideias erradas, mais cedo ou mais tarde, são erradicados e as evidências vagas se tornam mais nítidas. Essa é a alegria e a beleza do método que fez do mundo moderno o que ele é.”
É assim que a ciência progride. Existem erros, falhas e ideias incorretas, mas em algum momento a própria ciência os corrige.
“Quanto mais você puder apoiar a ciência, melhor será para os Estados Unidos e seu povo — e, em última análise, para o planeta do qual todos dependemos.”
Os EUA, tradicionalmente, mantêm instituições de pesquisa em todas as áreas do conhecimento: NASA, EPA, NOAA, USDA Academia Nacional de Ciências...
As universidades dos EUA em 2024 devem ter ultrapassado a marca de U$ 100 bilhões em P & D. A Universidade Johns Hopkins, em 2021, investiu U$ 3,20 bilhões.
Saiba mais:
Comentários