Biodegradável
- italo prota de sa
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.
A Biodegradação de qualquer material orgânico, vegetal ou animal, é feita por fungos ou bactérias. Sempre resulta em água (H²O), biomassa e gás carbônico (CO²) quando o ar está presente, ou resulta em metano (CH4), quando a biodegradação se dá em meio húmido. É a forma que a natureza encontrou de reciclar tudo que morre. Nada se perde, nada se cria e tudo se transforma.
Faz parte do ciclo biológico do carbono quando libera CO². Também é assim que o metano é liberado em área húmida. Na natureza, não existe lixo. Todo ser vivo que morre é reciclado e vai servir de adubo ou de alimento para outros.
Pensando numa floresta, a todo momento estão nascendo e morrendo vegetais. Os que nascem irão crescer e sequestrar CO² e os que morrem irão ser biodegradados, e irão liberar CO². Se houver incêndios ou queimadas, a combustão faz o mesmo serviço de forma mais rápida. Desta forma, se a floresta for desmatada, de qualquer forma, ela será fonte de gás carbônico (por biodegradação ou combustão).
Existem diversos materiais, naturais ou artificiais, que são biodegradáveis: papel, tecidos de algodão, madeira, carvão vegetal, restos de comida, animais mortos, excreta de animais e, modernamente, até plásticos.
Os materiais podem ser biodegradáveis (como explicado antes), podem ser degradáveis por compostagem, ou degradáveis por oxidação.
Graças à biodegradação os resíduos orgânicos podem ser utilizados para gerar metano que será transformado em energia. Materiais biodegradáveis, em princípio, não prejudicam o meio ambiente exceto se forem muito mal descartados.
Saiba mais:
Comments